Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Primeira transação financeira feita no espaço

  • 333

O trader britânico Anton Kreil anunciou que vai ser o primeiro a efectuar uma transação financeira a partir do espaço. O voo está previsto para 2014.

Virgílio Azevedo (www.expresso.pt)

Anton Kreil, antigo trader britânico da Goldman Sachs, anunciou que vai ser a primeira pessoa na história a fazer uma transação nos mercados financeiros a partir do espaço.

O acontecimento terá lugar em 2014, a bordo do vaivém XCOR Lynx MKII, da empresa de turismo espacial holandesa Space Expedition Corporation (SXC), e será uma operação financeira que envolverá a compra e venda de ações.

Kreil, que é presidente do Institute of Trading and Portfolio Management e um trader muito conhecido nos mercados financeiros internacionais, está em negociações com bancos de investimento e empresas cotadas em bolsa nos EUA e na Europa para patrocinarem a transação.

"Não vou fazer a operação em euros"

Mas o empresário já garantiu: "Não vou fazer a operação em euros, porque como as coisas estão pode até nem haver euros quando viajar para o espaço". Assim, a transação será efectuada em libras e em dólares.

Está prevista a transmissão do voo em direto pela Internet e o vaivém que transporta Anton Kreil partirá da famosa Base Espacial de Mojave, uma base privada no Deserto de Mojave, na Califórnia, ou da Base Espacial de Curaçau, uma das ilhas das Antilhas Holandesas (Caraíbas).

O trader demorará quatro minutos a chegar ao espaço e atingirá uma altitude superior a 103km. A altitude de 100km, conhecida por The Karman Line, é aceite a nível internacional como a fronteira do espaço. Kreil está a fazer os treinos de preparação para o voo na Base Aérea de Groningen, na Holanda.