Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Portugueses mudam hábitos de vida

  • 333

Sondagem da Eurosondagem para o Expresso, SIC e Rádio Renascença na véspera do início do debate do Orçamento do Estado, na Assembleia da República.

A maioria dos portugueses vai mudar de hábitos no próximo ano, e as idas ao restaurante vão ser as primeiras a sofrer, revela um estudo da eurosondagem. 

O Orçamento de Estado começa a ser discutido pelos deputados e governo esta quinta-feira na Assembleia da República.

Neste estudo, os inquiridos dizem acreditar que os trabalhadores do sector privado ainda vão ser penalizados com novas medidas. E dividem-se quando questionados sobre se o Governo fez tudo o que podia fazer para cortar na despesa do estado.

Estudo de opinião efetuado pela Eurosondagem, S.A. para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, de 20 a 25 de outubro de 2011. Entrevistas telefónicas realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone da rede fixa. A amostra foi estratificada por região - norte (19,9%), A.M. do Porto (14,3%), centro (29,9%) A.M. de Lisboa (26,1%) e sul (9,8%), num total de 1032 entrevistas validadas. Foram efetuadas 1336 tentativas de entrevistas e destas 304 (22,8%) não aceitaram colaborar no estudo de opinião. Foram validadas 1032 entrevistas, correspondendo a 77,2% das tentativas realizadas. A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo. Desta forma resultou, em termos de sexo, feminino - 51,1%, masculino - 48,9%; e no que concerne à faixa etária dos 18 aos 30 anos - 17,4%, dos 31 aos 59 - 47,4%, com 60 anos ou mais - 35,2%. O erro máximo da amostra é de 3,05%, para um grau de probabilidade de 95%. Um exemplar deste estudo de opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.