Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Paula Rego bate recorde de venda em Londres

O quadro "Uivando" foi vendido por mais de 740 mil euros. Recorde aqui o trabalho de Paula Rego numa fotogaleria.

Exactamente 740.599 euros. Foi este o valor pago na quarta-feira pelo quadro "Uivando", de Paula Rego, na Sotheby"s, em Londres. Com este preço, a pintora portuguesa atingiu assim o novo recorde de venda de uma das mais importantes leiloeiras do mundo.

A Sotheby's estava confiante que o quadro de Paula Rego poderia "bater o recorde" de venda e não se enganou. Inicialmente avaliada entre 350 mil e 500 mil libras (464 mil e 663 mil euros), a obra acabou por ser vendida por 740 mil euros.

O total da venda foi o maior de qualquer venda de Arte Contemporânea na Europa, garante a leiloeira Sotheby's, num comunicado. "A força contínua do mercado permitiu-nos oferecer um conjunto de trabalhos que incluiu um número de obras-primas, e os nossos clientes responderam com um entusiasmo apropriado", comentou Francis Outred, responsável pelas nocturnas de Arte Contemporânea.

O quadro "Uivando" data de 1994 e é uma tela pintada a pastel, que faz parte da série Mulher-Cão. Na imagem está representa uma mulher ajoelhada no chão, a uivar.

Relembre a fotogaleria publicada em Setembro de 2007, "Paula Rego no Rainha Sofia de Madrid"