Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Passos com Abbas antes do discurso decisivo

Primeiro-ministro reuniu-se com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, e disse que "esta é uma oportunidade boa para que sejam retomadas as conversações."

Filipe Santos Costa, em Nova Iorque (www.expresso.pt)

Pedro Passos Coelho encontrou-se com o presidente da Autoridade Palestiniana pouco antes de Mahmoud Abbas entregar ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o pedido de adesão do Estado Palestiniano às Nações Unidas, e do muito aguardado discurso perante a Assembleia Geral em que anunciou esse pedido.

Na reunião, o primeiro-ministro considerou que "esta é uma oportunidade boa para que sejam retomadas as conversações entre Israel e a Autoridade Palestiniana", mas ressalvou que "seria importante evitar que houvesse uma solução forçada relativamente ao Conselho de Segurança".

Passos salientou que há "condições de poder fazer uma espécie de upgrade da qualificação da AP na ONU", numa referência à possibilidade de a Palestina passar a ser Estado observador, através da aprovação de uma resolução na AG que desse "um estatuto melhorado da Palestina". Mas isto, ressalvou Passos Coelho, "desde que envolvesse um compromisso de negociações" que só Israel e os palestinianos poderiam assegurar.