Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Passos Coelho em Nova Iorque

Primeiro-ministro tem encontros marcados com Mahmoud Habbas, Netanyhau e Ban Ki-moon.

O primeiro-ministro inicia hoje uma deslocação a Nova Iorque, que se prolonga até sábado, durante a qual terá encontros com o seu homólogo israelita, Benjamin Netanyahu, com o presidente da Autoridade Palestiniana e com o Secretário-Geral das Nações Unidas.

De acordo com o gabinete de Pedro Passos Coelho, estes encontros bilaterais inserem-se na deslocação que o primeiro-ministro faz a Nova Iorque para participar numa reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas e na Assembleia-Geral da ONU, tendo ainda oportunidade para contactar com a comunidade portuguesa em Newark.

Passos Coelho chega a Nova Iorque hoje à tarde e encontra-se com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos Calderón, antes de participar numa reunião de alto nível do Conselho de Segurança da ONU - organismo do qual Portugal é atualmente membro não-permanente - subordinada ao tema "Manutenção da Paz e da Segurança/Prevenção de Conflitos", onde fará uma intervenção.

À tarde, o primeiro-ministro português tem encontros confirmados com os presidentes da África do Sul e Moçambique, Jacob Zuma e Armando Guebuza, respetivamente, e com o chefe de Estado da Nigéria, Goodluck Jonathan, estando ainda em aberto a possibilidade de um encontro com a presidente do Brasil, Dilma Roussef.

Às 17h30 locais (22h30 em Lisboa) Passos Coelho encontra-se com o primeiro-ministro de Israel, participando ainda num jantar privado na Residência Oficial do Embaixador de Portugal junto das Nações Unidas.

Passos Coelho visita comunidade portuguesa 

Na sexta-feira, estão previstas bilaterais com o presidente da Sérvia, Boris Tadic, com o primeiro-ministro do Kuwait, Sheik Nasser Al-Sabah, com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Habbas, com o presidente da República do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit, com o primeiro-ministro do Qatar, Hamad Bin Jassin Bin Al Thani e com o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria das Neves.

À tarde, Passos Coelho irá intervir na Assembleia-Geral das Nações Unidas, seguindo depois para Newark, onde oferece uma receção à comunidade portuguesa.

No sábado, o primeiro-ministro tem encontro marcado com Ban Ki-moon para as 12h10 locais (17h10 em Lisboa), e reúne-se em seguida com o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, regressando ao final da tarde a Lisboa.

Pedro Passos Coelho será um dos 121 chefes de Estado e de governo que esta semana participam no debate da Assembleia-geral das Nações Unidas, que foi ontem inaugurado pela Presidente brasileira, Dilma Rousseff.