Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Obama: o mundo está a ficar assustado (vídeo)

Presidente norte-americano critica a lentidão dos líderes europeus em tomarem as medidas anti-crise, referindo que a crise financeira do velho continente está "a assustar o mundo". 

O Presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou hoje que as medidas anti-crise dos líderes europeus "não foram tão rápidas como deveriam", o que "está a assustar o mundo".

Obama, que falava num forum em Silicon Valle, Califórnia, sustentou que os europeus "nunca recuperaram completamente da crise, em 2007, e nunca resolveram por completo todas as dificuldades que o seu sistema bancário enfrentava".

A crise, prosseguiu, citado pelas agências de notícia internacionais, foi agravada com os acontecimentos da Grécia, onde os mercados receiam que o país acabe a declarar bancarrota.

A Europa "atravessa uma crise financeira que está a assustar o mundo", defendeu, acrescentando que os líderes europeus "tentam adotar medidas responsáveis", que pecam por "não terem sido tão rápidas como deveriam".

O Presidente dos Estados Unidos lamentou que "as economias de todo o mundo não cresçam tão rápido como deveriam, o que atribuiu, em parte, à crise europeia e à subida dos preços no setor energético.