Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

O dia da Revolução dos Cravos visto no YouTube

O 25 de Abril também acontece na web. O YouTube têm vários vídeos sobre a data histórica, sejam imagens do dia ou meras homenagens aos "heróis". (Veja os vídeos no fim do texto)

Quando os portugueses acordaram na manhã do dia 25 de Abril de 1974 já Revolução estava em curso e o país se preparava para entrar numa nova época.

Trinta e quatro anos depois a data continua a ser marcada. Há o habitual desfile na Avenida da República, há conferências pelo país e até a televisão está em alerta. A web não é imune ao 25 de Abril e no YouTube os internautas esforçam-se por manter a data "acesa" todo o ano.

Fotos, vídeos, as músicas que serviram de senha ao Movimento dos Capitães são os principais temas da Revolução em formato web.

"Acho que chegámos ao clímax deste sítio à volta do Quartel do Carmo". As palavras são de Adelino Gomes, jornalista em reportagem no dia 25 de Abril de 1974. É a sua voz que dá início a um vídeo que junta imagens da tensão que se vivia à porta do Quartel do Carmo, onde estava o Presidente do Conselho, Marcelo Caetano.

Com o nome Lisboa, Portugal Revolução de 25 de Abril de 1974, o vídeo tem seis minutos de imagens, a preto e branco e a cores, que mostram o momento em o responsável pelo regime do Estado Novo estava prestes a entregar o poder, numa altura em que a Revolução estava ganha pelo Movimento das Forças Armadas.

Zeca e a Grândola

Em homenagem a Zeca Afonso, Nuno Mendanha, retratista e cibernauta, fez um vídeo que mistura imagens de Abril de 74 e o retrato a lápis do autor de Grândola Vila Morena - uma das canções utilizada como senha no dia 25 de Abril -. "Um Abril diferente" que junta um dos homens que deram voz ao protesto durante a ditadura com as imagens dos militares nas ruas em Abril de 1974.

E porque a poesia também fez parte da resistência contra o regime, no YouTube há quem escolha marcar o 25 de Abril com versos. Um excerto do livro "O caminho das aves", de José Casanova, lido por Ilda Feiteira no CD "25 Razões de Esperança", é o guia para "Cravo de Abril" com imagens que têm definido a data nos últimos anos.

Capitães no cinema

O filme Capitães de Abril está no YouTube legendado em várias línguas: inglês, francês, espanhol. A imagem do Capitão Salgueiro Maia a enfrentar os tanques das forças fiéis ao regime em plena Lisboa é uma das cenas em destaque no YouTube.

Abril internacional

A história da Revolução não tem só a atenção da comunidade portuguesa do YouTube. La Révolution des oiellts (Revolução dos Cravos) é apresentada aos internautas em França num breve vídeo - La nuit du Coupe d'Etat -, legendado em francês, com explicações de Otelo Saraiva de Carvalho sobre o dia da Revolução.

No YouTube também há uma "Revolución de los Claveles" ao som da Grandôla de Zeca Afonso com imagens Abril.

O Abril português em Espanha está assinalado numa reportagem dos 50 anos da TVE (Televisão Espanhola) disponibilizado à comunidade no YouTube - La imagen de tu vida - La revolución de los Claveles.

  • Foi convento, quartel e local de memórias da guarda e, a 25 de Abril de 1974, o epicentro da queda do Regime. Hoje os seus espaços são reabertos ao público. É o prelúdio do museu da instituição que guarda um enorme espólio e que inaugura as instalações do seu Arquivo Histórico.