Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Mourinho distinguido com medalha de Mérito Turístico

O treinador de futebol do Real de Madrid será uma das 15 personalidades e instiuições que o Governo vai distinguir as com a medalha de ouro de Mérito Turístico.

O treinador de futebol do Real de Madrid José Mourinho e o antigo ministro das Finanças Ernâni Lopes, falecido em 2010, estão entre as 15 personalidades e instituições que o Governo distingue terça-feira com a medalha de ouro de Mérito Turístico. Segundo anunciou hoje os promotores da cerimónia, o grau de ouro do galardão, que é entregue numa cerimónia em Lisboa destinada a celebrar o Dia Mundial de Turismo, a que preside o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, vai ser também atribuído ao empresário José Carlos Pinto, presidente da Confederação do Turismo Português. As outras medalhas de ouro de Mérito Turístico distinguem duas instituições - a Federação Portuguesa de Golfe e o maior espaço museológico do mundo, a norte-americana Smithsion Institution, que produziu a exposição "Encompassing Globe -Portugal e o Mundo nos séculos XV e XVI".

Promoção do país no exterior

A mostra, que promoveu Portugal em Washington e Bruxelas, esteve também em Lisboa. Numa cerimónia que decorre na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, onde na terça-feira arranca o novo ano letivo, o Governo entrega igualmente medalhas de prata de Mérito Turístico ao chefe de cozinha João Avillez, ao surfista Tiago Pires, à cantora brasileira Fáfá de Belém e ao administrador da SONAE-Turismo Henrique Montebolo. A delegação da TAP no Brasil, o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), os operadores turísticos "Dertour" e "Olimar" e Francec Relea, correspondente do diário espanhol em Lisboa, são outros premiados com o galardão.