Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Morreu Diogo Vasconcelos

  • 333

Ex-vice presidente do PSD e actual diretor da Cisco Systems em Londres faleceu esta quinta-feira à noite. Tinha 43 anos.

Micael Pereira (www.expresso.pt)

Diogo Vasconcelos, um dos vice-presidentes do PSD no tempo de Durão Barroso e mandatário digital da campanha eleitoral de Cavaco Silva nas últimas eleições presidenciais, morreu esta quinta-feira à noite, aos 43 anos, vítima de uma septicemia repentina.

Fundador da Federação Académica do Porto, antigo presidente da JSD e ex-porta-voz do PSD, Vasconcelos vivia há vários anos em Londres, onde era senior director da Cisco Systems International.  

 

Nascido a 16 de maio no Porto, Diogo Vasconcelos era licenciado em direito pela Universidade Católica (Porto), foi eleito deputado à Assembleia da República pelo círculo do Porto e em 2002 fundou a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento que presidiu até 2005.

Durante três anos, foi chairman da APDC, a Associação para o Desenvolvimento das Comunicações, tendo chegado a ser responsável pela pasta da sociedade de conhecimento e das novas tecnologias no governo sombra de Durão Barroso, antes de ele ser eleito primeiro-ministro de Portugal, em 2002.

Embora se tenha afastado da vida política activa, Vasconcelos mantinha um contacto regular com a actual liderança do PSD em Portugal.

Vasconcelos teve ainda uma breve carreira como jornalista, tendo passado pelo Público, e fundou o grupo Fórum, nos anos 90, juntamente com Rui Marques, cuja principal publicação era a Fórum Estudante. Mais tarde, lançou a revista Ideias & Negócios.  

Foi agraciado pelo Presidente da República Jorge Sampaio com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo trabalho desenvolvido em prol da Sociedade do Conhecimento e da promoção do empreendedorismo.

A sua morte surpreendeu familiares e amigos. Depois de ter sido hospitalizado no domingo, devido a um enfarte, o seu estado de saúde deteriorou-se rapidamente e já não conseguiu recuperar de uma infecção generalizada no organismo.