Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Morreu a primeira astronauta americana

  • 333

 "Uma heroína nacional" e "um poderoso exemplo", disse o Presidente Obama no dia da morte de Sally Ride.

A primeira astronauta dos Estados Unidos, Sally Ride, morreu na segunda-feira, aos 61 anos, em resultado de um cancro no pâncreas, anunciou a sua fundação.

O presidente norte-americano, Barack Obama, que Sally Ride tinha apoiado em 2008, prestou-lhe homenagem e descreveu-a como "uma heroína nacional" e "um poderoso exemplo".

Sally Ride foi ao espaço pela primeira vez em 1983, a bordo de uma nave da NASA, após o que se envolveu em incentivos, focados especialmente nas raparigas, aos estudos em matemática e ciência.

"A vida de Sally mostrou-nos que não há limites ao que podemos fazer", escreve-se ainda no comunicado, assinado por Obama e pela mulher, Michelle.

Sally Ride, astronauta da agência espacial norte-americana (NASA), nasceu em 1951, na Califórnia, e era diplomada em Física e Inglês pela Universidade de Stanford.

Entrou na NASA em 1978, depois de ter respondido a um pequeno anúncio no jornal estudantil da sua faculdade, na que foi a primeira vez que a NASA aceitou candidaturas da sociedade civil e de mulheres.

Ride foi selecionada, com mais 34, de um total de oito mil candidatos.

Depois de duas missões espaciais e 350 horas de imponderabilidade, abandonou a NASA em 1987.