Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Ministério da Cultura confirma nomeações para o São Carlos

Em comunicado enviado às redacções ao final da tarde, o Ministério da Cultura confirma as notícias avançadas pelo Expresso relativas às nomeações do novo director artístico do Teatro São Carlos, Martin André, e do presidente da administração da OPART, Jorge Salavisa.

O Ministério da Cultura resolveu quebrar o silêncio que prometia manter até final da semana para confirmar as notícias avançadas pelo Expresso relativas ao "dossiê" São Carlos.

Gabriela Canavilhas faz saber que o novo director artístico do único teatro de ópera português, Martin André, iniciará funções no próximo dia 1 de Maio, com um contrato de três anos.

Entre Maio e Julho, porém, exercerá o cargo de consultor artístico da OPART, "dando início de imediato à preparação da próxima temporada" do Teatro São Carlos. Durante esse período, o maestro britânico terminará os compromissos internacionais que já tinha assumido.

No mesmo comunicado, a ministra da Cultura anuncia o nome de Jorge Salavisa como presidente da administração da OPART. O início das funções do até agora director do Teatro São Luiz está marcado para dia 18. Ou seja, um dia depois do final do mandato do actual conselho de administração presidido por Pedro Moreira.

"Com estas nomeações, o Ministério da Cultura pretende imprimir um novo impulso ao Teatro Nacional de São Carlos e aos seus corpos artísticos - Orquestra Sinfónica Portuguesa e Coro do Teatro Nacional de São Carlos - e à Companhia Nacional de Bailado, através da escolha de personalidades de perfil assumidamente artístico e com vasta e reconhecida experiência nos seus campos de acção", termina o texto.