Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Miguel Morais Leitão nos Assuntos Europeus

  • 333

Antigo secretário de Estado do Tesouro vai agora com Paulo Portas para um posto decisivo nos Negócios Estrangeiros.

Filipe Santos Costa (www.expresso.pt)

Miguel Morais Leitão é o novo secretário de Estado dos Assuntos Europeus, apurou o Expresso. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, consegue assim colocar alguém da sua absoluta confiança num posto decisivo para a política externa.

O perfil de Morais Leitão encaixa bem no pendor mais económico que Paulo Portas quer dar ao seu ministério. Licenciado em Direito, mas com um percurso feito na área financeira, Miguel Morais Leitão estava ligado ao BPI, onde trabalhou sobretudo na área de pensões e fundos de investimento.

Número dois do MNE

Enquanto secretário de Estado-Adjunto e dos Assuntos Europeus, Morais Leitão será o número dois do MNE, substituindo Portas sempre que isso seja necessário.

Durante o Governo de coligação entre Durão Barroso e Paulo Portas, Miguel Morais Leitão ocupou dois cargos públicos: foi presidente do conselho de administração da EMPORDEF (a holding das indústrias de defesa do Estado), tendo-se destacado no processo de privatização das OGMA; e foi secretário de Estado do Tesouro e das Finanças do XVI Governo Constitucional, com Bagão Félix.

Ao longo dos últimos dias, corria a informação de que os Assuntos Europeus ficariam para um nome do PSD - o que acabou por não se verificar. Sendo assim, para o PSD deverá ficar a secretaria de Estado das Comunidades - é apontado Feliciano Barreiras Duarte -. assim como a Cooperação.