Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Matosinhos recebe 40 escritores de 10 países para falar de literatura e viagens

Robert Fisk e Tim Butcher são dois dos escritores que marcam presença na 5ª edição do LeV - Literatura em Viagem, que decorre de 17 a 20 de Abril, em Matosinhos.

Mariana Pinto (www.expresso.pt)

Faltam poucas horas para Matosinhos se transformar no centro de todas as atenções literárias do país. Pelo quinto ano consecutivo, a cidade recebe escritores de 10 países - Argentina, Brasil, Espanha, Holanda, Israel, Itália, Marrocos, México, Reino Unido e Tunísia -, para além de Portugal, num evento que tem como objectivo primordial a "promoção do livro e da literatura e a criação de novos leitores", explica o vereador da cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha.

Durante quatro dias, o LeV vai juntar, em torno da literatura de viagens, 40 escritores e personalidades ligadas à fotografia, música, artes plásticas e ciências. Para além dos debates à volta das oito mesas temáticas (com cinco escritores por mesa), o encontro conta com lançamentos de livros, workshops, um ciclo de cinema associado à viagem, uma exposição fotográfica ("A última fronteira", de Gonçalo Rosa da Silva) e uma peça de teatro ("Relativamente", no Cineteatro Constantino Nery).

Com o objectivo de "atrair o público mais jovem para a literatura", alguns escritores vão também visitar escolas do concelho de Matosinhos. Na Galeria Nave, está já aberta a Feira do Livro - com mais de 300 mil livros -, de cerca de 150 editoras, que se prolonga até ao dia 25 de Maio.

Literatura de guerra

Uma das novidades da 5ª Edição do LeV é a literatura de guerra: Robert Fisk (jornalista do "The Independent", correspondente para o Médio Oriente) é um dos presentes no certame, que conta também com o contributo do italiano Mimmo Càndito e da jornalista da SIC Cândida Pinto, entre outros.

Tim Butcher (Inglaterra), Lourenço Mutarelli (Brasil), Alon Hilu (Israel), Ignacio Martínez de Pisón (Espanha) e Elmér Mendoza (México) são outros dos nomes presentes no evento.

Este é já um dos mais importantes encontros literários do país - juntamente com as Correntes d' Escritas, na Póvoa de Varzim - e, segundo Fernando Rocha, uma iniciativa com grande importância para a cidade de Matosinhos: "Já tivemos de deixar de explicar aos nossos convidados onde fica Matosinhos. É um evento que ultrapassa as fronteiras da cidade e mesmo de Portugal".

Na edição de 2009, o LeV recebeu cerca de três mil visitantes. Nesta edição, a autarquia espera receber "pelo menos mais um do que o ano passado".

Programa

Sábado - 17 de Abril

15h - Conferência de abertura no Salão Nobre da Câmara da Câmara Municipal de Matosinhos.

Lançamento da revista "Itinerâncias" nº 3.

16h - Inauguração da exposição de fotografia "A última fronteira", de Gonçalo Rosa da Silva.

16h30 - 1ª Mesa: "Literatura e Guerra" (José Mário Silva moderador), com Robert Fisk (Inglaterra), Mimmo Cándito (Itália), Carlos Vale Ferraz, Hubert Haddad (Tunísia) e Cândida Pinto.

18h30 - 2ª Mesa: "As Viagens são os Viajantes" (João Rodrigues moderador), com Giuliano da Empoli (Itália), Nuno Silveira Ramos, João Pedro Marques e Lourenço Mutarelli (Brasil).

Domingo - 18 de Abril

10h30 - Visita dos escritores ao concelho com Joel Cleto.

15h - 3ª Mesa: "Percebo-me viajando" (Manuel Valente moderador), com Alexandre Alves Costa José Medeiros Ferreira, Patrícia Portela e Guillermo Martinez (Argentina).

17h30- 4ª Mesa: "O Sonho de África" (Carlos Vaz Marques moderador), com Tim Butchert (Inglaterra), Mohammed Berrada (Marrocos), Javier Reverte (Espanha) e Jacinto Rego de Almeida.

2ª. Feira - 19 de Abril

15h - 5ª Mesa:  "Viajar prolonga a vida"(Rosa Alice Branco moderadora), com Alon Hilu (Israel), José Rentes de Carvalho, Alexandra Lucas Coelho e Mónica Marques.

17h30 - 6ª Mesa: "Palavra a palavra viajamos"(Marcelo Correia Ribeiro moderador), com Filomena Marona Beja, Ignacio Martínez de Pisón (Espanha), José Fanha e Arthur Dapieve (Brasil).

3ª. Feira - 20 de Abril

15h - 7ª Mesa:  "A alegria do homem está em viajar" (Jacinto Rego de Almeida moderador), com Joaquim Magalhães de Castro, Cristina Carvalho, Lazaro Covadlo (Argentina) e Maria Isabel Barreno.

17h30 - 8ª Mesa: "Toda a realidade é um desejo de viagem"(Francisco José Viegas moderador), com Hélder Macedo, valter hugo mãe, Mempo Giardinelli (Argentina) e Elmér Mendoza (México).