Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Maternidades com menos de 1500 partos por ano vão fechar

  • 333

Ministro da Saúde admitiu o encerramento e a fusão das maternidades que registam menos de 1500 partos por ano.

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo,  disse que as maternidades que registam menos de 1500 partos por ano não devem estar a funcionar, admitindo o encerramento e a fusão destas unidades.



"As maternidades que tiverem menos de 1500 partos por ano, de acordo com os indicadores da organização Mundial de Saúde, não deveriam estar a funcionar", sublinhou Paulo Macedo.



O governante revela que "poderá haver aqueles [encerramentos] que se justificarem", acrescentando que "terá que se fazer o que for melhor e, mais uma vez, aquilo que os impostos dos portugueses possam suportar".



Paulo Macedo referiu que "agora toda a gente faz justiça ao ex-ministro [da Saúde] Correia de Campos", lembrando que a medida permite aumentar a qualidade do serviço prestado e diminuir a taxa de mortalidade infantil.



O ministro da Saúde falava à margem da inauguração da Central de Cogeração/Trigeração do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, que permite produzir simultaneamente energia elétrica e térmica, garantindo uma poupança de 1,5 milhões de euros nos próximos dez anos e economias de energia a rondar os 30%.



Evitar "cortes cegos"

Perante uma plateia de funcionários do HSA, o ministro disse que o estudo sobre a reforma hospitalar estará concluído até ao final do ano e alertou para o facto de "a maior parte do esforço de ajustamento estar por fazer".



Paulo Macedo realçou, contudo, que "há lugar pra evitar cortes cegos" e que o "Serviço Nacional de Saúde vai continuar a proteger aqueles que são mais vulneráveis".



No final, disse ainda aos jornalistas que "ainda durante este mês" serão nomeados os elementos que irão integrar o conselho de administração do Centro Hospitalar Leiria-Pombal, uma estrutura que resulta da fusão entre o HSA e o hospital de Pombal, mas cujo processo tem estado congelado desde o final do mês de março.