Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Martin André é o novo director artístico do São Carlos

www.martinandre.com

Martin André foi escolhido por Gabriela Canavilhas para ocupar o cargo de director artístico do Teatro São Carlos. Amanhã, ministra da Cultura terá a reunião final com o maestro britânico, que deverá entrar em funções a 1 de Maio.

Alexandra Carita (www.expresso.pt)

A confirmação da contratação de Martin André para director artístico do São Carlos foi dada ao Expresso pelo seu agente Thomas Hull. O maestro britânico foi contactado directamente pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, que concluirá amanhã o processo contratual.

Thomas Hull adianta que ainda não viu o contrato, mas sabe que "o maestro entrará em funções dia 1 de Maio". Ou seja, um dia depois da saída já anunciada por Christoph Dammann do único teatro de ópera português.

A notícia não é comentada pelo Ministério da Cultura. "Logo que seja possível comunicaremos o nome do director artístico", diz a assessoria de Imprensa.

Martin André de volta a Portugal

Recorde-se que em 1993 Martin André foi contactado pela Secretaria de Estado da Cultura, chefiada por Pedro Santana Lopes, para exercer funções de maestro titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa, tendo chegado a seleccionar músicos e a discutir projectos. Porém, acabou por ser sumariamente dispensado e substituído no cargo por Álvaro Cassuto.

O maestro esteve quase uma década sem voltar a Portugal, prosseguindo uma notável carreira internacional. Só em 2002 regressou a Lisboa para dirigir um concerto da Orquestra Nacional do Porto.

Ainda "magoado", Martin André declarava à imprensa que fora "dispensado sem nenhuma justificação", não deixando de frisar "o grande escândalo" que essa dispensa constituira. Na altura, diz Martin André, "pensava mudar-se com a família para Lisboa. As perspectivas eram aliciantes e estava empenhado em construir uma formação do melhor nível europeu".