Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Maria João Pires e Manoel de Oliveira distinguidos em Espanha

A pianista Maria João Pires e o realizador Manoel de Oliveira vão receber as Medalhas Ouro Bellas Artes 2007 do Governo espanhol, pelos seus serviços "ao fomento e difusão da arte, da cultura e do património artístico". (Veja o vídeo de um concerto de Maria João Pires, no final do texto)

Maria Luiza Rolim*

Será na próxima quarta-feira, na cidade espanhola de La Corunha, a cerimónia de entrega das Medalhas Ouro Bellas Artes 2007, destinadas a distinguir personalidades do mundo da arte e da cultura.

Entre os galardoados destacam-se a pianista Maria João Pires e Manoel de Oliveira. O realizador português disse considerar a atribuição "uma grande honra, principalmente por vir de um país onde tem tido um grande reconhecimento.

No passado mês de Abril, Manoel de Oliveira recebeu o prémio Terenci Moix, na Catalunha.

De Bartoli a Banderas

A decisão sobre a atribuição das medalhas foi anunciada em Maio, depois de ter sido deliberada na reunião do Conselho de Ministros. Os nomes constam de proposta do ministro da Cultura, César Antonio Molina.

Serão também agraciados com as Medalhas Ouro Bellas Artes o maestro Daniel Barenboim, a cantora de ópera Cecilia Bartoli, o actor Antonio Banderas, o escritor Jorge Semprún, a restauradora Carme Ruscalleda e a artista de circo Paulina Andreu.

A cerimónia vai ter lugar no Teatro Colón e será presidida pelos reis de Espanha.