Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Maior apagão da década na Índia dura há dois dias

  • 333

Segundo dia da pior falha de energia da década afetou já mais de 350 milhões de pessoas na Índia.

Mais de 350 milhões de indianos foram afectadas pelos dois dias de apagão e pelo menos 300 comboios viram os seus percursos interrompidos, segundo o porta-voz do serviço de caminhos de ferro indianos, Indian Railways.

O colapso de energia era já ontem considerado o pior da década, afetando sete estados do norte do país, incluindo a capital, Nova Deli. Hoje, terça-feira, os danos foram ainda maiores, alastrando-se para as áreas do leste e nordeste da Índia.

Milhões de pessoas entupiram as estações de comboios à espera que se restabelecesse a circulação e as falhas nos sinais de trânsito provocaram grandes congestionamentos na capital indiana, Nova Deli, como relata a CNN.

As companhias elétricas indianas já anunciaram que estão a trabalhar para restaurar o fornecimento de energia às populações, mas ainda não ficou claro se o corte foi parcial ou total nas diferentes regiões.

Para os indianos, este é já um cenário comum, ainda que não com esta intensidade, que se torna mais constante durante os meses de verão, quando o consumo de energia aumenta devido ao tempo quente e húmido da região.

A Índia é a terceira economia asiática e o segundo país mais populoso do mundo, com 1,2 mil milhões de pessoas, atrás da China.