Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Limpar Portugal: Músicos de Faro descobrem ouro

Não é todos os dias que se descobre uma nota ou moeda em plena rua. Mais raro ainda, porém, é descobrir jóias, medalhas e moedas em ouro. Aconteceu a músicos de uma associação de Faro, na operação Limpar Portugal

Mário Lino, correspondente no Algarve (www.expresso.pt)

Portugal tem destas coisas: quando se limpa o país nunca se sabe o que se poderá encontrar.

Foi o que aconteceu com um grupo de voluntários da Associação Recreativa e Cultural dos Músicos de Faro, que aderiram à iniciativa Limpar Portugal e lançaram mãos à obra num terreno situado nas traseiras do Teatro das Figuras, na capital algavia.

Durante a recolha de lixo e inertes acumulados no local, o grupo da Associação Recreativa e Cultural dos Músicos de Faro - que atravessa um momento financeiro complicado e está sujeita, inclusive, a uma ordem de despejo do local onde os músicos ensaiavam - deu de caras com um saco que se encontrava submerso num lago.

Retirado do lago e aberto para apurar o que escondia no seu interior, qual não foi a surpresa dos músicos quando depararam com os presumíveis despojos de um assalto.

Medalhas, moedas e cofres arrombados  

Os voluntários descobriram três cofres arrombados e várias caixas de diversos tamanhos, onde possivelmente os proprietários teriam guardado peças de bijutaria. "Com os cofres e as referidas caixas naturalmente vazias, foi ainda possível encontrar entre o lodo e no terreno próximo algumas peças de ourivesaria, medalhas e moedas", refere a Associação dos Músicos numa nota enviada à imprensa.

Para tomar conta da ocorrência, a Associação Recreativa e Cultural dos Músicos de Faro chamou a PSP, que recolheu todos os materiais encontrados para poder encentar uma investigação.