Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Líbia: NATO assumiu comando das operações militares

NATO assumiu o comando das operações militares internacionais na Líbia às 6h TMG de hoje (7h em Lisboa), disse à AFP um diplomata da Aliança Atlântica. Clique para visitar o dossiê Revoltas no Magrebe e no Médio Oriente

"A operação 'Proteção Unificada', decidida no domingo à noite pelos países da Aliança Atlântica, iniciou-se oficialmente esta manhã como previsto às 6h TMG" (7h em Lisboa), disse hoje um diplomata da Aliança Atlântica confirmando a transferência para a NATO das responsabilidades dos bombardeamentos na Líbia.

Clique para aceder ao índice do Revoltas no Magrebe e no Médio Oriente

Até agora, a ofensiva contra as forças de Muammar Kadhafi estava a ser coordenada pela coligação composta pelos EUA, a França e o Reino Unido.

Sob a autoridade do quartel-general aliado na Europa em Mons, sul da Bélgica, a operação é agora dirigida pelo centro regional de comando da NATO em Nápoles, sul de Itália, pelo general canadiano Charles Bouchard. 

A NATO tinha começado a assumir o controlo parcial das operações na quarta-feira "com um desfasamento de um dia em relação ao que estava inicialmente previsto, devido à grande complexidade" da transferência, nomeadamente devido ao envolvimento de dezenasde aviões.