Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Jornalistas espanhóis despedidos criam publicação independente

  • 333

É apresentada como uma publicação informativa e cívica que fará frente à subordinação aos interesses do poder económico e financeiro. "infoLibre" reúne ex-jornalistas do "El País", "Público" e RTVE.  

Alexandre Costa (www.expresso.pt)

O antigo diretor do jornal espanhol "Público", Jesús Maraña, anunciou hoje no Twitter a criação do "infoLibre", uma nova publicação que contará com jornalistas despedidos do "Público", "El País" e RTVE.

Não é claro se terá uma edição em papel ou se será uma publicação exclusivamente online, nem se faz ideia com quantos colaboradores contará.

Ainda há pouca informação sobre o futuro órgão de comunicação social, mas já foi criado um blogue onde são apresentado o espírito do projeto inscrito nos seus príncipios editoriais

"infoLibre é uma proposta informativa e cívica que nasce no momento em que a crise económica ameaça tanto a democracia como o jornalismo, cada vez mais subordinados aos interesses do poder económico e financeiro", refere o blogue do futuro órgão de comunicação social espanhol.

Ainda segundo o blogue, "o projeto será impulsionado por um grupo de jornalista com uma participação substancial nas ações da empresa editora. O que garantirá que os critérios informativos prevaleçam sobre qualquer outro".