Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Incêndios: quatro concelhos em risco máximo

Quatro concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco e Santarém com risco máximo, alerta o Instituto de Meteorologia. Somente ontem,  a Autoridade Nacional de Protecção de Civil (ANPC) registou 144 incêndios no país.

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, Mação e Sardoal, em Santarém, e Monchique, em Faro.

Os dados do Instituto de Meteorologia (IM) apontam para risco muito elevado de incêndio em vários concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegrem Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro, Viseu, Guarda, Viana do Castelo, Porto, Vila Real e Braga.

114 incêndios segunda-feira

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Protecção de Civil (ANPC) registou 144 incêndios, que foram combatidos por 1 688 bombeiros com o auxílio de 415 veículos.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo deste risco é feito com base nos valores observados às 13h na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

O IM prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região sul durante a tarde, vento em geral fraco e pequena subida de temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 31 graus Celsius, no Porto 25ºC e em Faro 28ºC.