Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Geeks 'atacam' no Algarve

  • 333

Fazer um fato, colocar lentes de contato e uma peruca às cores. Não é o Carnaval, chama-se Cosplay e pela primeira vez saiu à rua em Faro, no Manga&Comic Event do Algarve.

Mário Lino, correspondente no Algarve (www.expresso.pt)

O que têm em comum Jiraya, Chris, Soushi ou a Sailor Mars? Não existem. Ou, pelo menos, existem apenas na televisão. Mas há pessoas de carne e osso que gostariam mesmo que as personagens de anime tivessem vida e por isso dão-se ao luxo de enveredar por uma modalidade ainda desconhecida em Portugal, o Cosplay.

Em Faro, na Associação Faro 1540, o núcleo de Geeks (também conhecidos como nerds ou totós), organizou pela primeira vez no Algarve o primeiro Manga & Comic Event do Algarve, iniciativa que juntou demonstrações de Cosplay - abreviatura de costume play, ou brincar aos fatos - exibição de clássicos da animação, exposições, ilustração, debates, videojogos, jogos de cartas e stands comerciais com manga, comics, peluches, figuras e merchandising, para além de workshops de ilustração, entre outros.

O evento teve ainda direito a um desfile de Cosplay, modalidade que consiste em encarnar personagens de anime ou manga (animação japonesa), criando caracterização para ficar o mais próxima possível dos bonecos das séries da televisão. Veja o vídeo.