Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Governo oferece 115.000 livros a alunos do 1º ano

No início do próximo ano lectivo, cada um dos 115.000 alunos do 1º ano do básico vai receber um livro. É uma oferta do Ministério da Educação no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL).

Maria Luiza Rolim

O Ministério da Educação (ME) vai oferecer um livro a cada aluno do 1.º ano de escolaridade do período lectivo 2008-2009. A iniciativa, que visa incentivar a leitura, vai abranger um total de 115.000 estudantes do ensino público e privado. 

Os 115.000 livros vão ser entregues em Setembro, no primeiro dia de aulas. A distribuição abrangerá 6.500 escolas de 1.º ciclo da rede pública e 600 estabelecimentos do sector privado. 

Livros para alunos, brochuras para pais

Na rede do ensino público, a distribuição será feita pelos professores. No caso das escolas privadas vai ser coordenada pelas Direcções Regionais de Educação, encarregando-se a direcção de cada escola de assegurar o levantamento das publicações. 

Junto com os livros, o PNL vai também enviar a todas as escolas uma brochura destinada aos pais e uma etiqueta para cada criança colar no livro que lhe foi oferecido. Com a brochura e a etiqueta, o ME pretende chamar a atenção das famílias para o papel do livro e da leitura no desenvolvimento das crianças e no sucesso escolar.