Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Frio na origem de morte de idosos em Lisboa

A PSP acredita que as baixas temperaturas estão na origem da morte de quatro idosos durante o dia de hoje em Lisboa.

Quatro idosos morreram durante o dia de hoje em Lisboa, um número anormalmente elevado e que se poderá explicar devido às baixas temperaturas que se fazem sentir, disse à Lusa uma fonte da PSP.

Segundo a mesma fonte, as pessoas encontravam-se em casa.

"Parece-me um número [de mortes] fora do normal, possivelmente está relacionado com o frio", acrescentou.

Cerca das 17:00, as temperaturas na região de Lisboa aproximavam-se dos 8 graus centígrados.

O Instituto de Meteorologia emitiu hoje um aviso amarelo para metade dos distritos de Portugal Continental (risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica) e colocou a Madeira em aviso laranja (risco moderado a elevado).

O IM adianta que "uma massa de ar polar muito frio e seco, vinda do Norte da Europa, irá influenciar o estado do tempo no Continente", prevendo-se tempo frio, com céu pouco nublado ou limpo".

Para enfrentar o frio, a Protecção Civil recomenda que se utilizem várias camadas de roupa, evitem as actividades físicas intensas e que se contacte imediatamente o 112 em caso de hipotermia (corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reação).

Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico

O Expresso apoia e vai adoptar o novo Acordo Ortográfico. Do nosso ponto de vista, as novas normas não afectam - antes contribuem - para a clarificação da língua portuguesa.

Por outro lado, não consideramos a ideia de que a ortografia afecta a fonética, mas sim o contrário. O facto de a partir de 1911 a palavra phleugma se passar a escrever fleugma e, já depois, fleuma não trouxe alterações ao modo como é pronunciada. Assim como pharmacia ou philosophia.

O facto de a agência Lusa adoptar o Acordo, enquanto o Expresso, por razões técnicas (correctores e programas informáticos de edição) ainda não o fez, leva a que neste sítio na Internet coexistam as ortografias pré-acordo e pós-acordo.

Pedimos, pois, a compreensão dos nossos leitores.