Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

França: Jovens grávidos em campanha sobre a concepção

Em França foi lançada uma campanha sui generis de sensibilização sobre a concepção e as consequências da maternidade na adolescência. Um dos spots apresenta um rapaz grávido. (Ver no final do texto vídeos colocados no YouTube)

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

"Grávido, eu?". Em França, onde a maternidade na adolescência é muito frequente, uma campanha governamental mostra que a contracepção é uma questão que diz respeito tanto às mulheres como aos homens. O facto de duas instituições oficiais terem, recentemente, optado por apresentar homens grávidos, ainda por cima adolescentes, ao invés de mulheres, está a lançar a polémica.

Os últimos vídeos do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Prevenção e da Educação pela Saúde franceses inverteram totalmente as regras. Num deles, um adolescente anuncia a sua gravidez aos amigos; outro vídeo mostra um homem a dar à luz.

Homens grávidos

Um terceiro filme apresenta um jovem a fazer o teste da gravidez e a olhar-se ao espelho, de mão na barriga, depois dos resultados...

O quarto vídeo, talvez o menos controverso da campanha, mostra dois adolescentes a namorarem nas escadas e são apanhados em flagrante pela mãe do rapaz. Desta feita, porém, quem leva o sermão sobre as consequências de uma eventual gravidez é ele, e não a rapariga.

Um site na Internet, choisircontraception.fr, informa igualmente os jovens sobre a necessidade de falar da contracepção e aponta as diferentes formas que a mesma pode ter.