Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Fim das touradas em Barcelona marcado por confrontos (vídeo)

Dezenas de pessoas envolveram-se ontem em confrontos, junto à arena de Barcelona, onde decorreu a última tourada na sequência da proibição na região da Catalunha.

Dezenas de pessoas envolveram-se em confrontos, ontem, junto à arena de Barcelona por causa da proibição das touradas na Catalunha.

À saída do último espectáculo, os defensores da tauromaquia enfrentaram os defensores dos animais. A discussão verbal acabou por dar lugar à violência física.

A polícia foi obrigada a intervir para separar os grupos. Apesar da confusão, não há registo de feridos.

A última corrida de touros da Catalunha, na quase centenária e emblemática praça Monumental de Barcelona (Espanha), começou entre prolongados aplausos aos toureiros e gritos de "liberdade, liberdade".

Os políticos que discordam da proibição das touradas, aprovada no parlamento regional em julho e que entrará em vigor a  1 de janeiro, reafirmaram a sua posição, como a presidente do PP da Catalunha, Alicia Sánchez Camacho.

A líder recordou o recurso interposto pelo seu partido junto do Tribunal Constitucional para que as corridas regressem à cidade.

A partir de janeiro de 2012, a Catalunha torna-se oficialmente a segunda região espanhola a proibir as corridas de touros, depois das Canárias em 1991.