Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Eric Cantona: "Revolução é tirar o dinheiro dos bancos"

Eric Cantona, ex-estrela do futebol , aconselha as pessoas a tirarem o dinheiro dos bancos para "afundar o sistema". (Veja vídeo no final do texto)

Daniel Ribeiro, correspondente em Paris (www.expresso.pt)

Eric Cantona, ator e ex-futebolista francês, apelou à "revolução" através de um vídeo gravado no passado mês de outubro e que está a ter um enorme sucesso na Internet.

"Como três milhões de pessoas nas ruas a manifestarem-se não dá resultado nenhum e como não adianta pegar em armas para matar pessoas, há uma coisa simples a fazer: em vez de ires manifestar-te, vais ao banco e levantas o teu dinheiro", disse o ex-avançado do Manchester United, que tem hoje 44 anos de idade.

Eric Cantona divulgou o vídeo para apoiar uma campanha da associação de ajuda social francesa Abbé Pierre, que é uma das mais conhecidas do mundo na defesa dos pobres e das pessoas sem domicílio fixo. "Se 20 milhões de pessoas forem ao banco levantar o dinheiro, o sistema afunda-se e a revolução faz-se sem armas nem sangue, é tudo muito simples", acrescentou o agora ator. "Depois as pessoas vão ouvir-nos, podem crer", concluiu.

O apelo da ex-futebolista foi já subscrito por cerca de 12 mil internautas que lançaram o seguinte apelo: "Revolução! No dia 7 de dezembro, toda a gente vai aos bancos levantar o seu dinheiro!".