Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Eis o orangotango bebé que anda a encantar no Zoo de Lisboa

  • 333

Um orangotanto-de-sumatra bebé é a nova atração do Jardim Zoológico de Lisboa

Jardim Zoológico

Jardim Zoológico tem uma nova cria que anda a encantar os visitantes: um orangotango-de-sumatra bebé (veja as fotos).

Ainda não tem nome, mas já é uma das novas atrações do Jardim Zoológico de Lisboa. Trata-se de um orangotango-de-sumatra bebé, nascido a 25 de abril e cujo sexo ainda é desconhecido.

O novo bebé do Zoo nasceu em solo português, mas faz parte de uma família multicultural: a mãe, Janina, de 17 anos, e a irmã, Harta, são alemãs (chegaram a Portugal em 2007), mas o pai nasceu na República Checa há 13 anos (chegou a Portugal em 2006).

Os orangotangos-de-sumatra são originários da ilha de Sumatra, na Indonésia, e habitam em florestas húmidas. No entanto, a espécie está a tornar-se rara no seu habitat natural, pelo que os nascimentos de crias são fulcrais para impedir a sua extinção.

"Um Último Grito pelos Primatas!"

A mãe trata da nova cria

A mãe trata da nova cria

Jardim Zoológico

Esta espécie de pelagem avermelhada alimenta-se de plantas, frutos, folhas e casca de árvore, mas também de pequenos mamíferos e térmitas.

As crias têm, normalmente, uma ligação mais forte com as mães (como se pode ver pelas fotografias). Os machos são maiores do que as fêmeas e têm uma curta barba branca nos maxilares.

O Jardim Zoológico congratula-se pelo nascimento do novo bebé, dado que está a promover a campanha "Um Último Grito pelos Primatas!", que pretende sensibilizar a população para o risco de extinção dos hominóides.

Para mais informações visite www.zoo.pt.