Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

E.coli: rebentos de soja poderão estar na origem do surto

Os rebentos de soja cultivados no norte da Alemanha poderão ser os responsáveis pelo surto contagioso da bactéria E.coli, de acordo com as autoridades alemãs.

Os rebentos de soja cultivados no norte da Alemanha poderão ser os responsáveis pelo surto contagioso da bactéria E.coli, de acordo com as autoridades alemãs. As autoridades de saúde alemãs apontaram hoje os rebentos de soja cultivados no norte da Alemanha como a causa provável do surto da bactéria E.coli que já provocou até agora 22 mortes e centenas de infetados na Europa. O porta-voz do Ministério da Agricultura da Baixa-Saxónia, Gert Hahne, afirmou à agência norte-americana Associated Press que já foi enviado um alerta de segurança para que se pare de comer rebentos de soja, frequentemente utilizados em saladas. Apesar de os testes não terem mostrado de forma conclusiva que os rebentos de soja são a verdadeira causa, Hahne assegurou que "todas as indicações apontam para que seja esse vegetal" que terá originado a epidemia.

Restaurantes serviam rebentos de soja

Segundo o responsável, muitos restaurantes onde a maioria das pessoas infetadas comeu antes de ficarem doentes serviam rebentos de soja. Contudo, acrescentou, não vai ainda ser levantada de imediato a advertência sobre a ingestão de tomates, pepinos e alface. Um surto infecioso da bactéria Escherichia Coli (E.coli) foi detetado na Alemanha na semana passada. A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou já tratar-se de uma nova estirpe da bactéria nunca antes detetada.