Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

D. Manuel Clemente recebeu Prémio Pessoa

Bispo do Porto recebeu Prémio Pessoa das mãos de Cavaco Silva e deixou mensagem de esperança. (Veja a reportagem SIC no fim do artigo).

João Oliveira (www.expresso.pt)

D. Manuel Clemente, bispo do Porto, foi o vencedor do Prémio Pessoa 2009, iniciativa do semanário Expresso, patrocinada pela Caixa Geral de Depósitos, que pretende distinguir o português que desempenha um papel relevante e inovador na vida artística, literária ou científica do país.

O eclesiástico recebeu o galardão das mãos do Presidente da República, Cavaco Silva, e aproveitou para deixar uma mensagem de esperança.

"O melhor de Portugal pouco aparece e não abre geralmente os noticiários. Mas existe. Em muitas escolas, estatais ou particulares, em muitos estabelecimentos de saúde, serviços públicos e IPSS deparamo-nos com abnegações quotidianas e boas vontades que não esmorecem", afirmou o chefe da diocese do Porto.

Esta foi a primeira vez que este prémio foi atribuído a um membro da Igreja. D. Manuel recebeu 60 mil euros, quantia que vai doar ao Fundo Diocesano de Solidariedade.

Na cerimónia estiveram ainda presentes Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa, e Faria de Oliveira, presidente da Caixa Geral de Depósitos, entre muitas outras individualidades.