Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Corpo do presidente polaco chega a Varsóvia

Os corpos do Presidente Lech Kaczynski e da mulher foram transportados num avião militar para a Polónia, depois de terem sido identificados pelo irmão gémeo do Chefe de Estado polaco.

Os corpos do Presidente polaco e da mulher chegaram esta tarde a Varsóvia, onde aguardavam milhares de pessoas. Jaroslaw Kaczynski, irmão gémeo do presidente Lech Kaczynski, identificou ontem o corpo do Chefe de Estado polaco, na sequência do acidente aéreo na Rússia, que lhe provocou a morte e a mais 96 pessoas. O primeiro ministro russo, Vladímir Putin, declarou que tudo está pronto para acolher em Moscovo as famílias das vítimas do acidente, que incluem a mulher do presidente e vários dirigentes políticos e militares.

Comitiva presidencial de alto nível

A lista de passageiros do avião Tupolev-154 era sobretudo composta por uma delegação de 85 pessoas da comitiva presidencial de alto nível, incluindo o presidente do Banco Central polaco, Slawomir Skrzypek, o chefe de Estado-Maior, Franciszek Gagor, o antigo presidente polaco no exílio em Londres, Ryszard Kaczorowski, deputados e historiadores.

Corpos transportados em avião militar

Os corpos das vítimas foram transportados de avião militar para a Polónia. Milhares de pessoas estão concentradas na zona do palácio presidencial polaco, em Varsóvia, em homenagem às vítimas do acidente, segurando velas e entoando cânticos religiosos. *** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.