Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Comboio abalroa viatura e faz dois mortos na linha do Oeste

Acidente na linha do Oeste provocou dois mortos

André Kosters/Lusa

O acidente ocorreu por volta das 15:20, na linha do Oeste, perto da Malveira, concelho de Mafra. (Veja vídeo SIC)

Uma viatura ligeira foi hoje abalroada por um comboio na linha do Oeste, perto da Malveira, resultando na morte dos dois ocupantes, adiantou fonte do Comando geral da Guarda Nacional Republicana (GNR), informação já confirmada pela Refer.

De acordo com a fonte da GNR, o acidente ocorreu por volta das 15:20, na linha do oeste, perto da Malveira, concelho de Mafra, e provocou dois mortos.

Contactada pela Lusa, fonte do gabinete de comunicação da Refer acrescentou que o acidente se deu numa passagem de nível com sinalização e que, por isso, não se sabe para já as causas do acidente.

"É uma situação que não deveria acontecer. Não percebemos. Naturalmente que estas situações são sempre inexplicáveis, tratando-se ainda por cima de uma passagem com sinalização", disse Susana Abrantes, acrescentando que a empresa vai abrir um inquérito para "perceber as circunstâncias".

Desrespeito pela sinalização

No entender da responsável, tratou-se "naturalmente de um desrespeito pela sinalização".

Susana Abrantes disse também que o acidente envolveu um comboio de passageiros que vinha das Caldas da Rainha com destino a Lisboa e que a circulação na linha - que naquele local só se faz num sentido - está suspensa até ser possível retirar a viatura debaixo do comboio.

"Só nessa altura é que conseguimos saber se há danos na automotora que obriguem a que seja rebocada por outro comboio ou se está em condições de seguir viagem", disse a responsável, não sabendo para já quando será possível retomar a circulação na linha.

Nem a Refer nem a GNR souberam dizer à Lusa quantos meios foram encaminhados para o local.  

Circulação já foi restabelecida

A circulação ferroviária na linha do Oeste já está restabelecida, confirmou à Lusa fonte da Refer, depois de um acidente com um ligeiro durante a tarde ter provocado dois mortos e ter obrigado ao corte da linha.

"Às 19:10 foi restabelecida a circulação na linha sem restrições", adiantou à Lusa fonte do gabinete de comunicação da empresa gestora das infraestruturas ferroviárias.

O acidente envolveu um comboio de passageiros que vinha das Caldas da Rainha com destino a Lisboa e obrigou à interrupção da circulação naquela linha, que é de via única, até que fosse possível retirar o ligeiro debaixo do comboio.

De acordo com a mesma fonte, às 19:10 foi possível restabelecer a circulação e a automotora seguiu até à estação mais próxima, em Mafra, devendo depois seguir para as oficinas para ser reparada.

A Refer já tinha dito à Lusa que vai abrir um inquérito para perceber as causas e as circunstâncias do acidente, uma vez que se deu numa passagem de nível com sinalização.