Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Cessar-fogo na Faixa de Gaza

Depois de uma conversa com Barack Obama, Benjamin Netanyahu aceitou um cessar-fogo com o Hamas.

O chefe da diplomacia egípcia anunciou hoje um cessar-fogo que entrará em vigor às 19h (hora de Lisboa) na Faixa de Gaza.

Os esforços do Egito para uma trégua permitiram "um acordo de cessar-fogo" entre Israel e o Hamas [movimento radical que controla a Faixa de Gaza desde junho de 2007], que "terá efeito às 21h, hora do Cairo" (19h em Lisboa), afirmou o ministro dos  Negócios Estrangeiros egípcio, Mohammed Kamel Amr, durante uma conferência de imprensa com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, indicou que aceitou "dar uma oportunidade" à proposta egípcia, após ter falado com o Presidente norte-americano, Barack Obama.

"O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, falou ao telefone com o Presidente norte-americano, Barack Obama, e aceitou a recomendação de dar uma oportunidade à proposta egípcia para um cessar-fogo e permitir assim estabilizar e pacificar a  situação", indicou um comunicado do gabinete do governante israelita, citado pela agência noticiosa francesa AFP.