Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Cavaco Silva inicia visita a Moçambique e África do Sul

  • 333

A cimeira da CPLP leva hoje o Presidente da República a Moçambique numa visita oficial durante a qual irá encontrar-se com empresários portugueses

O Presidente da República inicia uma visita oficial de três dias a Moçambique por ocasião da IX conferência da CPLP e visita no sábado a África do Sul, onde se irá encontrar com empresários e membros da comunidade portuguesa.

De acordo com o programa divulgado pela Presidência da República, hoje à tarde o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, irá encontrar-se com empresários e quadros portugueses em Portugal, seguindo depois para uma receção em honra da comunidade portuguesa em Moçambique.

Na quinta-feira à tarde, o Presidente da República estará presente na cerimónia de entrega simbólica de obras oferecidas ao fundo bibliográfico de língua portuguesa, no centro cultural da embaixada de Portugal.

À noite, Cavaco Silva, que durante esta visita deverá também encontrar-se com o seu homólogo moçambicano, irá participar no jantar inaugural da IX Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da CPLP.

Já na sexta-feira, pelas 9h30, terá lugar a sessão solene de abertura da cimeira da CPLP, cerimónia que contará com intervenções do Presidente da República de Moçambique, da presidência cessante da CPLP (Angola), do presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP, do presidente da Comissão Europeia, dos representantes das Nações Unidas e da União Africana e do diretor-geral da FAO.

Ao final da manhã, o chefe de Estado português irá ainda intervir no debate temático "A CPLP e os desafios da segurança alimentar e nutricional".

Depois do almoço oferecido pela presidência moçambicana da CPLP, seguir-se-á mais uma sessão de trabalho da cimeira e um debate político geral.

A sessão de encerramento está agendada para as 16h40, decorrendo depois uma conferência de imprensa da presidência da CPLP e, às 18h00, a conferência de imprensa de Portugal.

Sábado parte para Joanesburgo

No sábado ao final da manhã, o Presidente da República partirá para Joanesburgo.

Depois de aterrar na África do Sul, Cavaco Silva seguirá de imediato para Pretória, onde terá às 17h00 um encontro com empresários e quadros portugueses.

Uma hora depois, na residência da embaixada portuguesa, o chefe de Estado participará numa receção em honra da comunidade portuguesa, o último ponto da agenda antes do regresso da comitiva a Lisboa.