Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Brasil aposta em "Tropa de Elite 2" para os Óscares (trailer)

"Tropa de Elite 2 - o inimigo agora é outro" é o filme que o Brasil apresenta como candidato para o Óscar 2012 de melhor filme estrangeiro. 

O filme "Tropa de Elite 2 - o inimigo agora é outro", maior recorde de bilheteira da história do cinema brasileiro, foi escolhido hoje para representar o país na seleção dos nomeados para o Melhor Filme Estrangeiro, na próxima edição dos Óscares.

A continuação da saga do capitão Nascimento (Wagner Moura) foi vista no ano passado por 11 milhões de espetadores no Brasil, superando o antigo recorde, "Dona Flor e Seus Dois Maridos", que havia ocupado o posto por mais de 30 anos.

A escolha foi anunciada pela secretaria do Audiovisual, vinculada ao Ministério da Cultura.

A longa-metragem, realizada por José Padilha, concorreu com outros 14 trabalhos e foi escolhida por unanimidade entre os membros do júri.

A seleção foi feita por uma Comissão Especial composta por integrantes do Ministério da Cultura, da Associação Brasileira de Cinematografia e pelo Departamento de Cultura do Ministério das Relações Exteriores, além de representantes da Academia Brasileira de Cinema.

O Brasil já teve diversos filmes indicados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas nunca recebeu a estatueta.