Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Biografia de Cavaco ignora derrota eleitoral

  • 333

Perfil do Presidente, disponibilizado hoje no site do Parlamento, não refere derrota para Jorge Sampaio em 1996. Cavaco Silva toma posse esta tarde.

Martim Silva (www.expresso.pt)

A derrota de Cavaco Silva frente a Jorge Sampaio nas eleições Presidenciais de 1996 é ignorada na biografia do Presidente da República que é hoje disponibilizada pelo site do Parlamento na Internet.

A página da Internet refere com destaque a sessão solene da tomada de posse do Presidente da República, que decorre esta tarde no Palácio de São Bento, às 15h30.

Na nota biográfica de Cavaco Silva que é disponibilizada é referido, no entanto, que Cavaco se "afastou da vida política activa entre 1995 e 2005". Isto é, entre a data em que deixou de ser primeiro-ministro e a data em que anunciou a sua candidatura a Belém.

Só que entre os dois momentos, Cavaco Silva ainda se lançou numa candidatura Presidencial, da qual saiu derrotado, em 1996, por Jorge Sampaio.

As notas biográficas também não referem outros momentos da vida política de Cavaco Silva, como o tempo em que foi ministro das Finanças com Sá Carneiro.