Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Bénard da Costa recebe Prémio João Carreira Bom

O prémio Crónica João Carreira Bom 2006, no valor de cinco mil euros, foi atribuído a João Bénard da Costa pela "alta qualidade da sua escrita" como cronista do jornal 'Público'.

Maria Luiza Rolim

João Bénard da Costa foi hoje distinguido com o prémio Crónica João Carreira Bom 2006, no valor de cinco mil euros. O mérito deve-se não ao seu já reconhecido trabalho como Presidente da Cinemateca Portuguesa, mas sim enquanto cronista do jornal 'Público'.

O prémio, instituído pela Sociedade de Língua Portuguesa (SLP), com o patrocínio da Vodafone, foi atribuído por um júri constituído por Elsa Rodrigues dos Santos, Urbano Tavares Rodrigues, Fernando Dacosta, Maria José Mauperrin, José Manuel Matias e José Gabriel Viegas.

Escrita de alta qualidade

Um comunicado da SPL diz que o júri "deliberou atribuir o prémio a João Bénard da Costa, cronista do jornal 'Público', pela alta qualidade da sua escrita, plena de sensibilidade e de uma riqueza humana e cultural invulgares".

O prémio foi instituído em homenagem ao jornalista e cronista João Carreira Bom, falecido há seis anos.

Armando Baptista-Bastos, Vasco Pulido Valente, Eduardo Prado Coelho e José Manuel dos Santos foram os anteriores vencedores do prémio.

Já em 2005 Bénard da Costa já recebeu o Prémio Pessoa, uma iniciativa do Expresso e da Unisys.