Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

BBC grava conversas de gente anónima para a História

  • 333

A iniciativa "Listening Projet", responsabilidade da BBC e da Biblioteca Britânica, quer gravar as conversas entre cidadãos anónimos como documentos de estudo. Para mais tarde se perceber como era a vida no início do século XXI.

Mafalda Ganhão (www.expresso.pt)

As conversas importantes, mesmo que entre dois anónimos, podem ter interesse nacional. Desse princípio partiram a BBC e a Biblioteca Britânica para lançar a iniciativa "Listening Project", um conjunto de gravações para memória futura.

A ideia é que daqui a muitos anos os diálogos registados, tendo por temas aspetos relevantes na vida das pessoas - amor, perda, religião, família -, possam ajudar a perceber como era a vida de um cidadão comum no início do século XXI.

"O objetivo é gravar uma conversa que a pessoa sempre quis ter com alguém próximo. O assunto é da responsabilidade dos intervenientes. Mas deve ser algo de que eles realmente queiram falar - uma conversa de que se arrependeriam se não a tivessem", explicou Tony Phillips, o responsável pelo projeto.

Iniciado há poucos meses, o "Listening Project" começou por registar conversas de cidadãos desafiados a participar na experiência, embora a intenção seja a de que qualquer habitante do Reino Unido possa colaborar, gravando cerca de meia hora das suas conversas e sumetendo ao site criado para o efeito.

Todas as gravações recebidas serão arquivadas pela Biblioteca Britânica como parte da história oral do país, sendo feita uma selecção para que algumas delas venham a ser editadas e transmitidas pela BBC. Até ao princípio deste mês, o site já recebeu 100 contributos.