Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Bava assume ser o "pai" do negócio TVI

O presidente da comissão executiva da PT assumiu que foi dele a ideia de comprar uma participação na estação de televisão. Sobre Rui Pedro Soares disse que, se falou com Paulo Penedos sobre o negócio "não devia tê-lo feito" porque "não deleguei nele essa transacção". Clique para visitar o dossiê Face Oculta

Rosa Pedroso Lima (www.expresso.pt)

Zeinal Bava veio, de novo, ao Parlamento explicar a tentativa de compra, por parte da PT, de uma parte do capital da TVI. Um negócio que "tresanda a política", como classificou João Semedo, do Bloco de Esquerda, mas que o presidente da comissão executiva da empresa de telecomunicações por diversas vezes garantiu ter tido apenas contornos comerciais. A política "não é a minha praia", afirmou

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ FACE OCULTA

"Por mais estranho que pareça, sou completamente indiferente à questão política", disse Zeinal Bava, garantindo que "o quadro de referência da comissão executiva da PT é exclusivamente profissional e não entra em análise com considerações políticas".

O Governo, com uma golden share da PT, segundo Bava não recebeu informação privilegiada e antecipada do negócio. "A única vez que tive uma interacção com o Governo sobre este assunto foi com o ministro Mário Lino", no dia 26 de Junho de 2009, altura em que o ministro comunicou a intenção de usar o direito de veto para travar a compra. Se outro responsável da PT participou ou informou o Governo, Zeinal Bava responde com o já habitual "não sei" ou "sobre isso não posso acrescentar nada", com que muitos dos inquiridos respondem aos deputados.

Os deputados da oposição aproveitaram a presença do presidente da comissão executiva da PT para explorarem a participação de Rui Pedro Soares e de Paulo Penedos no negócio da TVI. Sobre Penedos, Bava foi peremptório em afirmar que "não participou no negócio pela parte da PT" e que se tratava apenas de "um avençado da empresa". "Para mim, Paulo Penedos nunca participou nesta transacção", disse. E, quando confrontado com as declarações na comissão de inquérito e os extractos conhecidos das escutas do "Face Oculta" em que Penedos comentou o assunto com Rui Pedro Soares, o responsável da PT foi implacável: "se Rui Pedro Soares falou com ele sobre este negócio, não o devia ter feito. Era uma transacção comercial feita por uma equipa muito restrita".

Zeinal Bava garantiu ainda que Rui Pedro Soares "nunca" o informou do facto de ter sido, ele próprio, o pivô principal na tentativa - feita um ano antes - de tentativa de compra da TVI através do TagusPark. Tal como "não sabia" que o mesmo ex-administrador invocara o nome do primeiro-ministro para os contornos do negócio. "Se o fez, não sei e não posso acrescentar mais a isso".