Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Balsemão Honoris Causa por papel nos media e na democracia

Francisco Pinto Balsemão, antigo primeiro ministro e presidente do Grupo Impresa, é hoje distinguido pela Universidade Nova de Lisboa com o doutoramento Honoris Causa.

O antigo primeiro ministro e presidente do grupo Impresa Francisco Pinto Balsemão será hoje distinguido pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) com o doutoramento Honoris Causa.      A distinção, refere a UNL em comunicado, visa distinguir a ação "profundamente transformadora" de Francisco Pinto Balsemão "no panorama português da comunicação social e dos media", bem como "no próprio estabelecimento e maturidade da democracia portuguesa".     Francisco Pinto Balsemão é presidente do Conselho de Faculdade da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido também professor associado convidado no Departamento de Ciências da Comunicação da mesma faculdade - cujo conselho científico propôs a distinção.     Fundador do PSD, deputado, ministro, primeiro ministro (1981-1983), jornalista, empresário, Francisco Pinto Balsemão é atualmente presidente do grupo Impresa e da SIC e membro do Conselho de Estado (desde julho de 2005).     É ainda presidente não executivo da Nec Portugal, membro do "Steering Committee" do "Bilderberg Meetings", presidente do Júri do Prémio Pessoa (1987) e membro do Júri do Prémio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional.

Daniel Wang também recebe Honoris Causa

Preside ainda desde 1999 ao "European Publishers Council", é desde 2002 membro não executivo do Conselho de Administração do "Daily Mail and General Trust plc" e integra ainda o Conselho Geral da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação.     Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, Balsemão foi ainda fundador e diretor do jornal Expresso (1973-1980).     Na cerimónia, que terá lugar no auditório da UNL, será também distinguido com o doutoramento Honoris Causa o norte-americano Daniel Wang, professor catedrático do Massachusetts Institute of Technology (MIT).     Professor Catedrático em Engenharia Química e Bioquímica no MIT, Daniel Wang é um biotécnologo com grande impacto no desenvolvimento dos biofármacos, tendo colaborado com a Universidade Nova e seus docentes.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***  

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.