Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Avozinhas russas são as favoritas do festival Eurovisão

Grupo de mulheres entre os 56 e os 86 anos fez furor na primeira eliminatória do Festival Eurovisão da Canção. A segunda meia-final é quinta-feira, com participação portuguesa. A final realiza-se sábado.

Pedro Cordeiro (www.expresso.pt)

A primeira eliminatória do Festival Eurovisão da Canção 2012, disputada ontem à noite, ficou marcada pela atuação do grupo que representa a Rússia. As Buranovskiye Babushki, que é como quem diz as Avozinhas de Buranovo, surpreenderam o público no Palácio de Cristal de Baku, no Azerbaijão.

Este grupo de etnopop vem da aldeia de Buranovo, na república russa da Udmúrtia, que fica nos montes Urais. Canta em idioma udmurte mas, dada a natureza internacional do festival, a sua canção tem frases em inglês, a começar pelo próprio título, Party for everyone (Festa para todos). Veja o vídeo no final deste texto.

As Avozinhas já tinham tentado ser escolhidas para representantes russas em 2010, mas nesse ano a canção Dlinnaja-dlinnaja beresta i kak sdelat iz nee aishon (A grande casca de bétula: como transformá-lo em um turbante) não foi além do terceiro lugar. No currículo do grupo estão versões de canções dos Beatles (Yesterday e Let it be), dos Deep Purple, como Smoke on the water, além do clássico Hotel California dos Eagles.

As Avozinhas estão radiantes e prometem doar todo o dinheiro que ganharem na Eurovisão para a construção de uma igreja em Buranovo. O único senão é que, das seis avós que compõem o grupo (com idades entre os 56 e os 86 anos), só seis podem atuar, devido às regras da Eurovisão.

Portugal entra em cena amanhã 

Na semifinal de ontem, a Rússia foi apurada para a final, juntamente com a Islândia, Grécia, Albânia, Roménia, Chipre, Dinamarca, Hungria, Moldávia e Irlanda. Voltarão ao palco no sábado, tal como o Azerbaijão (anfitrião este ano por ter vencido em 2011) e os cinco países que estão dispensados das eliminatórias, por terem o melhor palmarés: França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha. Ontem foram eliminados Montenegro, Letónia, Suíça, Bélgica, Finlândia, Israel, São Marino e Áustria.

Portugal estará na segunda semifinal, marcada para quinta-feira à noite. Filipa Sousa defenderá o tema Vida minha, tendo pela frente Sérvia, Macedónia, Holanda, Malta, Bielorrússia, Ucrânia, Bulgária, Eslovénia, Croácia, Suécia, Geórgia, Turquia, Estónia, Eslováquia, Noruega, Bósnia-Herzegovina e Lituânia.