Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Atentado no centro de Bagdade faz 21 mortos

  • 333

Dois carros armadilhados explodiram hoje no centro de Bagdade provocando 21 mortos e 30 feridos. A polícia conseguiu deter outros três ataques.

O duplo ataque bombista aconteceu esta terça-feira num bairro nobre da cidade, num dos cruzamentos mais movimentados, provocando a morte de, pelos menos, 21 pessoas. 

A polícia conseguiu deter três outros terroristas que pretendiam atacar uma unidade anti-terrorismo, segundo a Associated Press.

Este ataque sangrento acontece no mesmo dia em que o Governo iraquiano discute questões de segurança com o Irão, como consequência da crescente infuência do Teerão.

Os dois carros estavam estacionados numa área comercial, maioritariamente xiita, no distrito de Karradah. As explosões deram-se em plena hora de ponta, na tarde de hoje.

Entre os mortos, na sua maioria comerciantes e transeuntes, estão também sete polícias.

Há uma semana, uma onda de ataques coordenados ocorreram em todo o país, provocando a morte de mais de 100 pessoas. Os alvos eram sobretudo muçulmanos xiitas.

Durante o mês de julho, já morreram 245 pessoas no Iraque devido a tiroteios e ataques bombistas.

A Al-Qaeda assumiu a responsabilidade de quase todos os ataques, como estratégia para reaver as áreas que abandonou, durante a ocupação dos Estados Unidos.