Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

As faturas dos milhões que custaram os voos da CIA para Portugal

  • 333

O Expresso consultou um processo que decorre num remoto tribunal americano e descobriu o rasto dos milhões gastos pela secreta americana nos voos CIA, incluindo o 'preço' de voos que aterraram em Portugal. Veja as facturas no documento pdf no fim do texto    

Ricardo Lourenço, correspondente nos EUA

O Expresso revela, em exclusivo, na edição deste sábado, faturas de voos CIA (ver PDF no fim do texto) que passaram por Portugal - quanto custaram à administração americana e onde e quando aterraram.

A nossa reportagem teve ainda acesso às cartas do Departamento de Estado  que serviram de salvo-conduto às polémicas missões.

As faturas em causa fazem parte de um processo de 1700 páginas (consultado pelo Expresso) que decorre num tribunal do estado de Nova Iorque e que expõe os segredos do programa de voos CIA.

Há, ainda, descrições detalhadas de outros aspetos das viagens, como por exemplo o catering luxuoso a que os oficiais da secreta americana tinham direito.

No âmbito do trabalho, o Expresso recolheu ainda comentários de dois ex-directores da CIA e de um 'passageiro', que partiu de Guantanamo e passou por Portugal.

(Clique na imagem para ver o documento em formato PDF)

Escolha uma das opções para ler mais da edição do Expresso