Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

António Costa a caminho de Belém, diz João Cravinho

Antigo ministro antevê a candidatura de António Costa à Presidência da República, critica Passos Coelho e considera que António José Seguro está no bom caminho, numa entrevista à rádio pública.

Mafalda Ganhão (www.expresso.pt)

A publicação sexta-feira do livro "Caminho Aberto" por António Costa revela uma vontade de passar da presidência da Câmara Municipal de Lisboa para a presidência da República, no entender de João Cravinho que, numa entrevista à Antena 1, se refere a Pedro Passos Coelho como "o grande líder de uma vanguarda leninista ultraliberal".

"È um lançamento de carater presidencial", acredita o antigo ministro do Governo de António Guterres a propósito de "Caminho Aberto", cuja apresentação pública está maracada para dia 14 de março."Parece ser essa a ideia" de António Costa, o qua, para João Cravinho, "tem uma posição suficientemente aberta à sua frente para poder aspirar a uma intervenção mais forte na vida política"

Na entrevista, Cravinho critica duramente o primeiro-ministro Passos Coelho, acusando-o de má fé e desmente o Governo, ao considerar que não foi a irresponsabilidade política que colocou o país na situação atual, mas sim a banca.

Remodelação do Governo

Referindo-se à recente transferência da gestão dos fundos do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) para o ministério das Finanças, João Cravinho considera que o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, está completamente esvaziado de competências.

Para o antigo ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do Território, a remodelação do Executivo seria um sinal da capacidade governativa de Passos Coelho.

Sobre o desempenho do líder do PS, Cravinho elogia António José Seguro pelo Laboratório de Ideias e pela sua "excelente equipa", afirmando que agora são precisas propostas que marquem a diferença.

João Cravinho, 75 anos, foi também, durante cinco anos, administrador do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento.