Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Anders Breivik poderá ser internado num hospital psiquiátrico

  • 333

Acusação pediu ao tribunal que o autor dos atentados de Oslo seja internado num hospital psiquiátrico. Julgamento de Anders Breivik, acuasado de matar 77 pessoas, entrou hoje na fase final.

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

Na presença dos jurados, o Ministério Público norueguês pediu hoje ao tribunal de Oslo o internamento, num hospital psiquiátrico, do atirador Anders Breivik, autor confesso dos dois atentados de julho de 2011 na Noruega que resultaram na morte de 77 pessoas. A acusação apresentou as conclusões do parecer médico sobre o estado mental do réu.

O julgamento do autor dos massacres de Oslo entrou hoje na sua fase final. Se o tribunal norueguês reconhecer que o réu sofre de graves perturbações mentais, será internado, caso seja considerado imputável, Breivik poderá ser condenado a 21 anos de prisão.

Peritos dizem que Breivik é imputável

Há pouco mais de uma semana, durante o julgamento, alguns especialistas ouvidos no tribunal de Oslo afirmaram que Anders Breivik é mentalmente capaz para ser responsabilizado criminalmente.

Um desses peritos, Eirik Johannesen, disse estar "plenamente convencido" de que Breivik não estava fora de si no momento dos atentados, e que os seus atos não tiveram origem patológica, mas sim nos seus ideais.

O psicólogo, que observou o réu durante 26 horas no período de detenção, descreveu o seu contato com Breivik: "era como encontrar Hannibal (Lecter)", a personagem do filme "O Silêncio dos Inocentes".