Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Alfredo José de Sousa para Provedor

PS e PSD chegaram a acordo sobre o sucessor de Nascimento Rodrigues.

Filipe Santos Costa

Filipe Santos Costa

Jornalista da secção Política

Alfredo José de Sousa, ex-presidente do Tribunal de Contas, foi o nome encontrado pelo PS e PSD para o cargo de Provedor de Justiça, deixado vago por Nascimento Rodrigues. A proposta foi anunciada esta manhã, na Assembleia da República, pelos líderes parlamentares do PS e do PSD, depois de intensos contactos bilaterais.

O nome de Alfredo José de Sousa surgiu ontem ao final do dia e é apresentado por "consenso e iniciativa conjunta" dos dois maiores partidos. antes do anúncio público, foi apresentado aos partidos mais pequenos, segundo o Expresso apurou.

"Estão reunidas todas as condições para que o Provedor de Justiça possa ser eleito", declarou o socialista Alberto Martins, de sorriso aberto. Paulo Rangel, que partilhava o sorriso, elogiou "a isenção, o prestígio e o sentido de serviço público" do juiz conselheiro.

Alfredo José de Sousa tem 68 anos, foi vice-presidente e, depois, presidente do Tribunal de Contas durante dez anos (1995-2005).

A eleição do novo Provedor de Justiça está marcada para dia 10. Nascimento Rodrigues, que devia ter sido substituído no cargo há um ano, renunciou às suas funções no início deste mês.

Em reacção ao acordo anunciado pelos partidos do "bloco central", PCP, BE e CDS já elogiaram o nome apresentado e deram sinais de que o poderão votar favoravelmente.