Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Ahmadinejad pede visto para os EUA

A cada cinco anos, a sede da ONU acolhe uma conferência de revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear. Este ano, o Presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad, quer marcar presença.

Margarida Mota (www.expresso.pt)

O Presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, pediu um visto de entrada nos Estados Unidos para participar na conferência de revisão do Tratado de Não Proliferação (TNP), que se realizará em Nova Iorque, entre 3 e 28 de Maio.

"Temos certas responsabilidades enquanto país que acolhe a sede da ONU", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley. "Se um responsável estrangeiro quer ir à ONU por um motivo oficial, normalmente concedemos-lhe um visto", explicou. Nos últimos anos, Ahmadinejad tem recebido visto para participar na sessão anual da Assembleia Geral das Nações Unidas.

O Irão apresentou os pedidos de vistos ontem de manhã na embaixada norte-americana em Berna. Recorde-se que, dado que os dois países não têm relações diplomáticas oficiais, os contactos bilaterais fazem-se através da Suíça.

EUA não colocam obstáculos

Philip Crowley afirmou ainda que os EUA não questionarão se os iranianos decidirem que é Mahmud Ahmadinejad a chefiar a delegação persa na conferência sobre o TNP. "É um assunto deles. Não colocaremos obstáculos."

Mais de 30 ministros dos Negócios Estrangeiros participarão na sessão de abertura da conferência, na próxima segunda-feira, um evento que se realiza de cinco em cinco anos. O Irão, que alguns países acusam de querer obter armamento nuclear ao abrigo do seu programa nuclear, justiticado para fins energéticos, é signatário do Tratado de Não Proliferação. Ahmadineyad deverá ser um dos poucos chefes de Estado a participar na conferência.