Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Afeganistão: EUA vão "continuar a pressionar"

  • 333

Apesar da queda de um helicóptero no fim-de-semana que provocou 38 mortos, Barack Obama disse hoje que os militares vão prosseguir o "duro trabalho" e "ser bem sucedidos".

O Presidente Barack Obama disse hoje que os Estados Unidos vão "continuar a pressionar" e vão "ser bem sucedidos" na sua missão no Afeganistão, apesar do derrube de um helicóptero no fim-de-semana que provocou 38 mortos.

Em declaração a jornalistas, Obama referiu que o incidente revela os riscos que os militares norte-americanos enfrentam diariamente. No entanto, assegurou que as tropas deslocadas no Afeganistão vão prosseguir o "duro trabalho" de impedir que o país se torne num "abrigo" para as redes terroristas, e ainda preparar os afegãos para que se responsabilizem pela sua segurança.

A queda de um helicóptero no sábado vitimou 30 militares norte-americanos, no mais grave incidente militar dos Estados Unidos em dez anos de intervenção no Afeganistão. Entre os mortos incluem-se 22 comandos navais, tropas da Força Aérea e a tripulação, para além de oito soldados afegãos que também seguiam no aparelho.