Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Acha que sabe fazer caracóis? (vídeo)

  • 333

Cozinhar um gastrópode não é para todos, pelo menos para conseguir o toque que os torna num dos petiscos preferidos dos portugueses. Franceses e Marroquinos cozinham os caracóis de forma diferente. Saiba como.

Mário Lino, correspondente no Algarve (www.expresso.pt)

Experimente você mesmo(a) a fazer os seus caracóis, pode optar pela receita convencional ou - se já for um(a) cozinheiro(a) experiente, tentar reproduzir a receita francesa de Ravioli de Caracol com suco de agrião e caviar de caracoleta.

Receita de caracóis à portuguesa:

Ingredientes:

- 2 kg de caracóis - 80 g de alho - 60 g de cebola - 2 cubos de caldo de galinha - 2 a quatro malaguetas (a gosto) - Orégãos em rama

Preparação:

Lave bem os caracóis em água corrente antes de começarem a ser cozinhados. Certifique-se de que todos os animais estão vivos antes de os meter no tacho, retire as 'tampinhas' que fecham a casca, caso necessário.

Coloque- os num tacho largo e cubra-os com água até uma altura de dois dedos acima do nível dos caracóis. Deixe-os durante dez minutos até saírem todos da casca. Inicie a cozedura em lume brando, sem os temperos, que só deve adicionar depois de os caracóis terem morrido.

Após colocar todos os ingredientes, deixa-se cozinhar até levantar fervura. O molho só deve ferver durante três a quatro minutos. Os orégãos em rama são mergulhados durante a fervura e retirados mal se apaga o lume. Deve deixar os caracóis a repousar durante dez minutos antes de servir.

Receita de Ravioli de Caracol com suco de agrião e caviar de caracoleta: 

Faça o suco de agrião: Deixe alourar cebola na manteiga, numa frigideira. Adicione talos de agrião e cozinhe alguns minutos. Adicione caldo de galinha. Frite 10 minutos. Adicione as folhas de agrião e cozinhe por 1 minuto. Misturar imediatamente para manter a cor. Faça o ravioli: Escorra e salteie os caracóis em espuma de manteiga. Adicione o alho picado e salsa fora do calor. Deixar arrefecer. Juntar ao ravioli os caracóis e adicionar um pouco de puré de batata msiturando com gemas de ovo para engrossar. Cozinhe os raviólis por 3 minutos em água fervente. Montagem: Organizar o ravioli em pratos de sopa quentes. Despeje o suco de agrião. Adicione um pouco de caviar de caracol e decore com algumas folhas de agrião. Obs:  Caviar de caracol - cada caracoleta põe apenas uma vez por ano uma centena de ovos de cerca de 4 gramas.

Para produzir um quilo de caviar de escargots, são precisas cerca de 260 caracoletas. É um produto raro daí o seu preço ser bastante elevado (entre 1600 e 2000 euros por quilo).