Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

40 anos da Rua Sésamo

Já lá vão 40 anos. A 10 de Novembro de 1969 estreava nos EUA o "Sesame Street", programa televisivo infantil que só em 1989 começou a ser emitido em Portugal, adaptado à realidade nacional. (Veja no final do texto vídeos do YouTube com episódios da "Rua Sésamo")

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

Há 40 anos, precisamente a 10 de Novembro de 1969 cerca de 1,9 milhões de pessoas assistiam à estreia de "Rua Sésamo", nos EUA. O programa infantil atingiu 70% dos lares norte-americanos.

Os vários episódios chegaram a mais de 120 países. Mas apenas 20 anos depois é que o programa viria a ser exibido na televisão portuguesa, adaptado à realidade nacional e com personagens a falar português.

Desde então, as personagens - Egas, Becas, Ferrão, o Monstro das Bolachas, o Poupas e a Avó Chica, entre outras, como eram chamadas em Portugal - têm povoado os sonhos de várias gerações.

A RTP chegou a emitir 440 episódios, repartidos por duas temporadas de 130 capítulos e mais duas com 90, repetidas três vezes.

Nos EUA, o Dia da Rua Sésamo está a ser celebrado com o início de uma nova temporada do programa e contou com a presença da primeira-dama, Michelle Obama, a abrilhantar a cerimónia.

Jim Henson, criador também de "The Muppet Show", é o "pai" dos bonecos animados de "Sesame Street".

O programa "Sesame Street" conta com um site, onde se podem encontrar vídeos e jogos.